Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Fujama identifica possível descarte irregular de resíduos em ribeirão do Chico de Paulo
Equipe de fiscalização ambiental recebeu denúncias relatando peixes mortos
Por Administrador
Publicado em 10/02/2026 16:54
Jaraguá do Sul

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente recebeu denúncias de munícipes relatando a ocorrência de peixes mortos na margem do ribeirão Chico de Paulo – próximo à ponte da Rua Henrique Nagel – no bairro Chico de Paulo. Afim de averiguar o fato, a equipe de fiscalização ambiental da Fujama fez vistorias no local na manhã desta terça-feira (10).

Ao longo do ribeirão, a água apresentava-se clara e sem odores ou características anormais. Além disso, diversos peixes vivos puderam ser observados no córrego, principalmente cardumes de tilápia, todos com comportamento normal e sem sinais de estresse, indicando que não houve um episódio recente de contaminação aguda no local.

Próximo à cabeceira da ponte foram encontradas oito carcaças de tilápia e uma de cascudo, além de muitos grãos de arroz depositados no fundo do córrego. Dezenas de pequenos peixes também foram observados se alimentando desses restos. Diante disso, a situação sugere que alguém possivelmente mantinha esses peixes e restos de alimento em casa e acabou descartando-os no rio. Assim, não há indícios de poluição das águas do ribeirão por despejo de efluentes industriais.

De todo modo, a Fujama reforça o apelo à população para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos, pois tal atitude também configura infração às normas urbanísticas municipais e pode ser punida com multa. Vale ressaltar que Jaraguá do Sul dispõe de coleta regular de lixo, coleta seletiva e pontos de entrega voluntária, mas a colaboração de cada cidadão na separação e descarte correto dos resíduos é fundamental para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de todos.

Comentários