2024-07-05 - Publicado por: Comunicação - Categoria: Social - Tags: social frio abordagem rua
Durante o período, pessoas em situação de rua são orientadas sobre os riscos das baixas temperaturas, e sobre o acolhimento na Casa de Passagem
Lançado no mês de maio, o Plano de Ação Frio Intenso 2024, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Semash), prossegue até o dia 30 de agosto. O objetivo é atender pessoas em situação de rua durante o período de temperaturas mais baixas.
Com a intensificação da “busca ativa”, mapeamento da cidade, identificando a incidência de pessoas em situação de rua. Orientando esses cidadãos sobre o perigo da exposição às baixas temperaturas, e os informando sobre a possibilidade de acolhimento com pernoite na Casa de Passagem, no bairro Chico de Paulo.
Do início da ação, em 17 de maio, até esta quinta-feira (5), foram atendidas 345 pessoas. Além das 20 vagas disponíveis na Casa de Passagem, a Secretaria abriu mais 10 vagas de pernoite, com o foco na Ação Frio Intenso.
“Quando necessário, em caso de superlotação da Casa de Passagem, por exemplo, a estrutura do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Nova Brasília é usado como espaço alternativo para os pernoites, das 18h30 às 6h do dia seguinte”, explica a gerente de proteção da média complexidade da Semash, Jussana Beatriz Lunelli Buzzi.
A Abordagem Social, atende pelo número 153, principalmente após as 22 horas, caso seja identificado alguém em situação de rua que necessite de acolhimento.