A preservação da história e da cultura de Jaraguá do Sul será o tema central da palestra promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Setor de Patrimônio Histórico Municipal, na próxima terça-feira (19), às 14h, no Auditório da Arena Jaraguá.
A entrada é gratuita e os interessados devem efetuar a inscrição diretamente no formulário eletrônico da palestra: Clique aqui. As vagas são limitadas.
A programação vai explorar três eixos principais, com duração de 50 minutos + debate:
- A importância do Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural na preservação de bens e na tomada de decisões para proteger a memória local;
- Políticas de preservação e mecanismos de incentivo que o município pode adotar para promover e valorizar seu patrimônio cultural de forma efetiva;
- Integração entre preservação e turismo na área Tombada do Conjunto Rural do Rio da Luz, buscando compatibilizar desenvolvimento econômico e conservação.
Segundo a chefe do Setor do Patrimônio Histórico SPHC, Rosane Aparecida Felisbino Fusi, o objetivo é aproximar a sociedade das questões que envolvem nosso patrimônio cultural, para que todos se tornem agentes ativos na sua preservação e valorização.
A iniciativa integra a programação especial alusiva ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, e pretende inspirar novos projetos e políticas públicas para fortalecer a identidade cultural de Jaraguá do Sul.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone número (47) 3270-4339, com Rosane.